Local SEO: 10 sinais que determinam a sua Google local ranks

Local SEO – 10 sinais que determinam a sua Google Local Ranks

Destacar seu produto em meio a um universo de concorrentes não é tarefa fácil, porém o uso adequado do local SEO pode tornar esta tarefa um pouco mais simples.

Ferramenta importante para o sucesso das estratégias de marketing digital, esta técnica permite que as empresas promovam seus produtos a clientes locais, colocando-os em destaque frente à concorrência.

Antes de apontar como aproveitar todo o potencial deste recurso, é importante entender como ele funciona.

O que é e como funciona o local SEO

Enquanto o SEO (Search Engine Optimization) otimiza as páginas de um site, melhorando seu posicionamento em meios de busca, o local SEO utiliza a geolocalização como instrumento para destacar seu negócio frente aos demais.

Por exemplo, ao realizar uma busca via smartphones ou tablets por restaurantes ou salões de beleza, por exemplo, o Google trará estabelecimentos próximos ao seu endereço.

Este critério considera a facilidade no deslocamento até o local e agilidade no atendimento.

O recurso é aplicado ainda quando o usuário faz uma busca mais específica, de estabelecimentos em um determinado bairro, cidade ou país, mesmo estando em outra localidade no momento em que insere os dados em seu dispositivo.

Benefícios do local SEO

Além de uma ferramenta prática e vantajosa, pois aproxima geograficamente empresas e consumidores, o local SEO possui outros benefícios que o convertem em um excelente instrumento de marketing digital, sobretudo para os pequenos negócios.

Ao implementar corretamente a otimização de local, estas companhias conseguem competir praticamente em pé de igualdade com os grandes estabelecimentos, alcançando um maior número de consumidores.

Além disso, as PMEs podem se aproveitar de outros benefícios oferecidos por esta ferramenta de otimização de buscas.

  • Novo público: Por utilizar o conceito de geolocalização para conquistar clientes, pequenos negócios podem atingir clientes que não estavam habituados a frequentar o local, mas estavam passando pela área no momento da busca, como turistas, por exemplo.
  • Crescimento nas vendas: O maior número de clientes que pode ser direcionado a seu comércio com a ajuda do local SEO pode se converter em mais vendas e, por consequência, mais lucro.
  • Clientes mais fiéis: Ao aliar bom atendimento e qualidade no serviço, as chances de manter um bom número de clientes fiéis a seu estabelecimento crescem exponencialmente.
  • Quanto maior for seu percentual de clientes fidelizados por boas experiências, melhor será o desempenho de sua empresa, pois clientes satisfeitos fazem propaganda espontânea e resenhas positivas em mecanismos de busca.
  • Maior presença digital: Ao trabalhar adequadamente esta ferramenta, o empreendedor aumenta sua presença digital, conquistando a confiança do usuário e melhorando a imagem do empreendimento frente ao mercado.

Porque utilizar o local SEO?

Mesmo consciente da importância deste mecanismo, algumas empresas simplesmente não o utilizam o local SEO, seja por desconhecimento ou por receio de não saber aplicar este instrumento ou que não se alcance o resultado pretendido.

Para convencer os mais reticentes sobre a eficácia deste tipo de aprimoramento de buscas, separamos algumas razões que tornam o local SEO o melhor instrumento para destacar seu negócio.

  • Crescente uso da internet como ferramenta de busca: com a popularização de smartphones e outros dispositivos móveis, é cada vez maior o número de consumidores que utilizam estes instrumentos para fazer todo tipo de buscas.
  • Utilizar o local SEO como instrumento de otimização de buscas pode trazer mais consumidores para seu estabelecimento.
  • Aumento da importância das pesquisas online na tomada de decisão de consumo: boa parte das compras dos mais diversos produtos é feita após uma busca online entre os locais que ofereçam itens de qualidade e bons preços.
  • Possibilidade de interagir em tempo real com seu cliente: ao aplicar esta ferramenta como instrumento de marketing digital, o empreendedor consegue captar instantaneamente as demandas dos clientes, trabalhando para atende-las e, assim, incrementar suas vendas.
  • Maior nível de conversão dentre todos os meios de publicidade: Em comparação com a publicidade impressa, por exemplo, a eficácia do local SEO supera em quase 50% estes anúncios.
  • Incremento no uso da internet móvel: como já citado exaustivamente, o número de pessoas que utilizam smartphones e tablets para se conectar à internet vem aumentando exponencialmente.
  • O aproveitamento do potencial deste público, com a ajuda do local SEO eleva a relevância de seu empreendimento e, por consequência, seus resultados financeiros.
  • Bom retorno sobre o investimento: ferramenta de custo relativamente baixo, o instrumento atinge clientes em diversos momentos, mesmo quando o estabelecimento não está em funcionamento.
  • Taxa de utilização do Google Places não é elevada: por boa parte dos estabelecimentos desconhecer os benefícios deste instrumento de marketing digital, ainda existem oportunidades interessantes disponíveis para posicionar seu estabelecimento no Google Places.
  • As melhores oportunidades em local SEO são gratuitas: o empreendedor que deseja vincular sua empresa a um endereço no Google Maps, e requerer uma posição no Google Places ainda não paga pelo serviço.
  • Elevação da relevância da internet frente a outras mídias: como muitos já sabem, o consumo de informação “física” vem perdendo espaço para o conteúdo divulgado no universo virtual. Então desperdiçar o potencial deste segmento é ficar para trás e perder boas opções de negócios.
  • Credibilidades das resenhas online: Estudos apontam que praticamente 90% dos consumidores não apenas acreditam nas resenhas virtuais como baseiam sua decisão de escolher um produto ou lugar de acordo com a opinião de outros internautas.
  • Portanto, investir em um serviço atraente, produtos de qualidade e trabalhar para a conquista de uma boa reputação pode ser a chave para elevar suas vendas e atingir ainda mais relevância em seu mercado.

Como aplicar o local SEO em meu negócio?

Se após você ler este conteúdo extenso finalmente se convenceu que o uso do local SEO pode impulsionar suas vendas, é hora de entender como aplicar esta solução em sua empresa.

Inicialmente é preciso utilizar o Google Places. Gratuita, esta ferramenta disponibiliza um cadastro onde o usuário insere informações como nome, endereço, telefone e site do estabelecimento.

Superada esta etapa é o momento de trabalhar para que seu comércio conquiste relevância e se destaque frente aos demais no sistema de busca orgânica.

Para alcançar este objetivo a recomendação é de que sejam trabalhadas palavras chave amigáveis, de modo que os termos não apenas destaquem o estabelecimento como atraiam o maior número possível de visitantes e consumidores ao local.

A última e derradeira etapa fica a cargo do emprego das redes sociais para potencializar sua reputação online e conquistar maior público.

Aqui vale trabalhar para aumentar sua relevância junto aos usuários de plataformas como Facebook, Twitter e Instagram. Trabalhe em uma boa estratégia de marketing digital, bole campanhas, interaja com os usuários.

Por compreender a importância destes instrumentos de interação virtual, o Google vem utilizando as redes sociais cada vez mais para montar suas estratégias de SEO.

Além disso, tenha sempre em mente que opiniões, boas ou ruins, se espalham com muita velocidade por estas plataformas.

Afinal, o local SEO vale a pena?

Mesmo que alguns considerem o conceito complicado, o local SEO é instrumento eficaz para que empresas, sobretudo as pequenas, conquistem relevância frente às gigantes de seu setor, por coloca-las em patamares praticamente iguais.

Conquistando a preferência de seu público, desenvolvendo boas estratégias de propaganda e trabalhando para se diferenciar você ganha destaque não apenas geograficamente, mas também torna-se aquele estabelecimento com filas intermináveis e resenhas sempre positivas.

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