2-Converta leads em vendas: Marketing digital para a PME

2-CONVERTA LEADS EM VENDAS: MARKETING DIGITAL PARA A PME

Entender a importância do marketing digital para a PME é fundamental para garantir a sobrevivência do negócio em um ambiente tão conservador quanto o visto nos últimos tempos.

No entanto, apesar compreender a necessidade de colocar em prática esta estratégia, algumas companhias ainda resistem em aplica-las, seja por desconhecimento de seu potencial ou até mesmo por não entender como fazê-lo

Para auxiliar nesta empreitada, desenvolvemos um texto com algumas orientações sobre como aplicar, de forma eficaz, o marketing digital em pequenas e micro empresas.

Porque alguns temem investir em marketing digital para a PME?

Diz a sabedoria popular que a propaganda é a alma do negócio. Embora compreenda a relevância deste ditado, é comum que algumas empresas acreditem não ser preciso investir em estratégias de marketing digital para a PME.

Para algumas empresas, é mais simples visualizar os resultados da propaganda convencional, afinal uma boa promoção aplicada no momento certo, um anúncio criativo ou a palavra certa, dita no momento certo, podem converter intenções de compra em vendas.

Ao contrário do mundo virtual, onde não raras vezes opiniões positivas não se concretizam em resultados concretos. Outro fator que afasta os pequenos e microempresários é o custo.

É comum que empresários desde porte acreditem que a aplicação do marketing digital consuma tantos recursos quanto a propaganda convencional tornando a aplicação desta solução inviável para este tipo de segmento.

No entanto, apesar deste receio, é importante ter em mente que possuir uma estratégia de marketing é fundamental não apenas para a sobrevivência do negócio, mas para aumentar sua relevância e penetração junto a seu mercado de atuação.

Atrativos do marketing digital para a PME

Ao contrário das estratégias de marketing convencional, que consomem muitos recursos para serem colocadas em prática, as estratégias de propaganda virtual tem no baixo custo e na segmentação seus maiores atrativos.

Por funcionar basicamente no ambiente virtual, a quantidade de recursos empregada para colocação em prática desta estratégia é consideravelmente inferior se comparado ao marketing “de papel”.

Outro ponto positivo aqui é sua capacidade de segmentação. O foco é o trabalho junto ao público-alvo.

Com a utilização adequada de ferramentas, como e-mail marketing, redes sociais ou banner em sites de conteúdo, a mensagem será entregue diretamente ao público escolhido.

Esta segmentação da ação tem como benefício ainda reduzir o custo das ações, pois não há desperdício de recursos com o desenvolvimento de estratégias que abarcam todos, mas atingem poucos ou nenhum.

Para finalizar, um atrativo pouco citado do marketing digital para a PME é a precisão com que os resultados das campanhas podem ser metidos. Por meio de soluções como o Google Analytics, as empresas conseguem mensurar onde estão acertando e corrigir eventuais distorções, direcionando ainda mais as estratégias empregadas, potencializando seus resultados.

Como aplicar estratégias de marketing digital para a PME?

Compreender a importância do marketing digital para a PME é importante. No entanto, o fundamental aqui é saber como aplicar esta solução para impulsionar seu negócio.

Pesquise o cliente que deseja atingir: Antes de elaborar uma campanha de marketing digital, saiba quem é o cliente que você deseja atingir. Pesquise suas necessidades, expectativas em relação à marca, o que seu cliente precisa e como você pode suprir esta necessidade.

Construa sua presença online: Uma ferramenta poderosa, mas relegada a segundo plano por diversas empresas é a confecção de um bom site próprio.

Aqui vale investir na pesquisa de conteúdo de qualidade, diferenciado e que estimule seu público a consumir a solução oferecida por sua empresa. Além disso, vale confeccionar e trabalhar adequadamente páginas em redes sociais, como Facebook e Twitter.

Na internet é comum uma forte interação entre marcas e consumidores. Portanto, é fundamental que você trabalhe não apenas sua presença, mas aposte em diferenciais para elevar sua reputação online.

Mesmo que alguns tenham dificuldades em mensurar, resenhas positivas tendem a se converter em mais vendas e maiores resultados financeiros.

Crie um planejamento de marketing: Por sua aplicação mais simples em comparação à propaganda convencional, algumas empresas pecam em acreditar que o marketing para digital para a PME não necessita de planejamento.

No entanto, essa organização é relativamente mais simples do que a vista no marketing convencional. Por exemplo, para alcançar seu objetivo, vale seguir alguns passos simples, como analisar fatores externos e internos que possam influenciar seus resultados, entenda os hábitos de compra dos clientes que deseja atingir e, fundamental, conheça seus concorrentes.

Consolide sua marca em um mercado potencial: Mesmo que você não consiga ou não tenha como objetivo tornar sua empresa conhecida em larga escala, busque se firmar em um segmento potencial, na cidade ou região onde sua empresa está inserida.

Para facilitar a concretização deste objetivo, firme parcerias com outras companhias importantes e invista em estratégias de divulgação de seu negócio em outras páginas. Mostrar sua presença fora de seus domínios ajuda a firmar sua imagem junto a potenciais clientes e dar maior confiabilidade junto ao mercado.

Ofereça mais que produtos: Ter um bom leque de produtos para venda é importante, mas oferecer benefícios aos clientes é essencial para convencê-los de que seu serviço é exatamente o que eles procuram.

O segredo aqui é investir em um bom relacionamento não apenas durante, mas após a venda. Para o cliente, a impressão com o atendimento é tão importante quanto o atendimento em si.

Aliás, um bom atendimento garante o retorno ao estabelecimento e a recomendação deste à sua rede de relacionamentos e um maior engajamento positivo em sua rede de contatos.

É sempre importante frisar que, no universo online, reputação é fundamental para a sobrevivência ou mortalidade de um negócio, mesmo que a solução oferecida seja extremamente inovadora.

Calculo do retorno do marketing: Um considerável ponto positivo da aplicação do marketing digital para a PME é permitir que as empresas mensure com precisão o retorno financeiro obtido com o investimento realizado na companhia.

Para manter este controle, e antes de colocar em prática qualquer ação, a recomendado definir seu público-alvo com exatidão e que tipo de efeito espera após colocar seu plano em prática.

Um mecanismo que pode auxiliar neste controle, sobretudo nas fases iniciais, é fazer uso de planilhas onde seja possível comparar novas e antigas estratégias de marketing digital.

Mantenha cautela com o desconhecido: Ao conversar sobre marketing digital para a PME, é comum ouvir de muitos empreendedores que estes não investem neste setor pode desconhecimento.

Mesmo que você possua poucas informações sobre o tema, e deseje aplicar esta tática em seus negócios, vale fazer uma busca detalhada sobre o assunto. Estude, consulte especialistas na área, faça planos de atuação e, se possível, submeta suas ideias àqueles que podem sanar suas dúvidas.

Aposte no inbound marketing: embora o conceito tenha um nome complicado, o inboud marketing nada mais é do um conjunto de estratégias que buscam atrair público com a ajuda da produção de conteúdo.

Por ser uma ferramenta relativamente simples e altamente eficaz, a técnica tem alta eficácia no marketing digital para a PME, por trabalhar na conversão de visitas em vendas e impulsionar a relevância da empresa junto a seu público-alvo.

Aqui é importante fazer uso de estratégias como a construção do relacionamento com outros influenciadores e fazer uso da boa e velha lista de e-mail, com conteúdo bem trabalhado, e presença constante para atrair consumidores para o seu negócio.

O marketing digital para a PME, assim como qualquer estratégia de propaganda, requer esforço e dedicação para obtenção de resultados. No entanto, por seu relativo baixo custo em comparação a outras técnicas e amplo alcance pode trazer resultados exponenciais para seu negócio.

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